Resumen


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La investigación se desarrolló en la Reserva Ecológica Baitiquirí, perteneciente al municipio San Antonio del Sur, provincia Guantánamo, en la fecha comprendida entre septiembre de 2015 a mayo de 2016. Se realizó un diagnóstico ambiental que reflejó la realidad económica - social y el estado actual de los suelos, así como la diversidad florística del bosque siempreverde costero y subcostero del sitio investigado. Se levantaron un total de 40 parcelas de 20 x 25 (500 m2) de forma aleatoria, se contabilizaron especies florísticas presentes en los diferentes estratos definidos, se midió la altura y el diámetro a las especies mayores de un metro, determinándose además la diversidad alfa y beta, la estructura y composición de las especies. Los resultados obtenidos evidenciaron que sus suelos son mayormente poco evolucionados, de una excesiva pedregosidad, (80 %), un contenido rocoso de aproximadamente un 15 %, y pendientes inestables oscilando desde 4,1 % hasta más del 16,0 %, lo que facilita un alto grado de riesgo de erosión potencial. Las especies de mayor importancia ecológica para planes futuros de reforestación o restablecimiento son: Phyllostylon brasiliensis C., Coccothrinax sp. y Amyris elemifera, con la especie D. nudiflorus en peligro de extinción. El plan integral de medidas para la conservación del suelo y las formaciones vegetales existentes incluye una propuesta de medidas antierosivas y de manejo del sitio forestal, validado y enriquecido con criterios de expertos.

Autores/as

Raimer Enrique Acuña Fernández

Universida de Guantánamo, Facultad Agroforestal
Cuba

Ciencias Forestales

Referencias


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Palabras clave

diagnóstico ambiental; diversidad florística; reforestación.

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  • Bumbum De Paolla Oliveira

    Bumbum De Paolla Oliveira É constantemente importante fazer um treino completo de membros inferiores, trabalhando também as coxas e panturrilhas ao invés de focar apenas nos glúteos. Segundo Nahas (2001), as atividades como caminhada e dança são bastante apreciadas pelos idosos, além de ser uma ótima atividade para a melhora do sistema cardiovascular; mesmo acrescentam-se ainda exercícios resistidos, que promovem um aumento da volume muscular, ajuda no combate da osteoporose, obesidade, diabetes e na melhor qualidade de vida. A alegria possui um efeito excitante sobre sistema nervoso e, sendo este sistema que controla toda a atividade química que se processa no íntimo dos tecidos, é incontendível os profundos efeitos das emoções de prazer sobre corpo em por norma geral e a estreita interdependência entre saúde e muito estar. Faça stiff com uma debrum, porém se preferir use os halteres, segure a embocadura com uma pegada invertida para conseguir alçar mas peso e evitar que a mesma escorregue pelos seus dedos, mantenha os pés com uma brecha igual a do seu quadril, baixe a debrum e procure não flectir os seus joelhos (quanto mais você geminar os joelhos, menos ação você coloca nos posteriores da coxa e nos glúteos), levante a entrada de antemão do peso tocar no pavimento e repita movimento, procure passar a debrum próximo ao corpo e para evitar lesões na pilastra, tente não arquear as dorso (fazer uma curva). Para Mello (2005), é importante instaurar como ocorre a redução dos transtornos do humor, depois treino (agudo ou após um programa de treinamento), porque desta forma será possível explicar os seus efeitos também outros aspectos relacionados à prática desta atividade. Acredita-se que a AF é benéfica para os idosos e devem continuamente ser preconizadas, respeitando as peculiaridades individuais.A velhice é marcada por uma série de limitações físicas e psicológicas, que devem ser analisadas antes do início de um programa de exercícios. Isto posto, compreendemos que varias vezes a obra realizada no contexto escolar finaliza se tornando uma atividade desmotivadora, mecânica que não leva a nenhum aprendizado, tendo em vista que os objetivos traçados por outrem para a interpretação de um determinado texto, muitas vezes, não satisfazem interesse de toda gente e finaliza tornando ato de ler desinteressante. Os exercícios específicos para glúteos, como quatro apoios, podem ser feitos no final do treino, após já ter feito agachamento, afundo e progresso que são os mas importantes, porque trabalham amplitude e dão mas resultado”, opina mestre de ensino física. Os alunos, em sua aglomeração, não buscam respostas para suas dúvidas e questionamentos sobre de variados assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma busca dentro do artigo ficam desanimados e muitas vezes desistem não indo além do que lhes é proposto. Devemos estar cientes de que: "Uma vetustez tranqüila é somatório de tudo quanto beneficie corpo", como por ex, exercícios físicos, alimento saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida rabudas x videos (PIRES et al., 2002, p. 2).


    por Fátima Delgado (2018-10-21)
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